terça-feira, 19 de outubro de 2010

Emergências Piper Cherokee 140 - P28A





a) Fogo no motor durante a partida

Causa: Excesso de injeção de combustível(primer). Sendo assim, os procedimentos de fogo no motor durante a partida, são designados para tirar o excesso de combustível do sistema de indução(admissão). Se o fogo ocorrer antes do motor pegar, mover a manete de mistura na posição cortada e avançar a manete de potência para a posição máxima, continuar acionando o starter. Esta é uma tentativa para aspirar o fogo para dentro do motor. Desligar a bomba elétrica. Se o motor der partida, deixá-lo funcionando para tentar aspirar o fogo para o seu interior.

b) Falha no motor durante a decolagem

o procedimento adequado dependerá das circunstâncias de cada situação.

Se ainda restar pista suficiente para um pouso normal, pousar em frente.

Se a pista for insuficiente, manter a velocidade segura executando curvas de pequena inclinação, somente na necessidade de livrar obstáculos. Flape deve ser recolhido ao ser feito o toque no solo.

Havendo pista suficiente tentar uma nova partida, manter velocidade de segurança, ligar a bomba elétrica e trocar o tanque de combustível, através da seletora, para o outro tanque. Verificar se a manete de mistura está na posição RICA e abrir o ar quente do carburador. Checar se o primer está travado.

Caso a potência não seja restabelecida, proceder para aterragem sem potência.

c) Falha no motor em vôo

A completa perda de potência em vôo, geralmente é acusada pela interrupção do fluxo de combustível

Se ocorrer a baixa altura, o primeiro passo é preparar para um pouso de emergência(aterragem sem potência). Manter velocidade indicada mínima de 89 mph e, se a altura permitir, ligar a bomba elétrica e selecionar outro tanque de combustível. Manete de mistura RICA e abrir o ar quente do carburador. Checar instrumentos do motor para verificar a causa da falha. Verificar se o primer está travado. Se houver indicação de pressão do combustível verificar a posição da seletora no tanque mais cheio.

d) Aterragem sem potência

Se ocorrer perda de potência a baixa altura, estabilizar o avião para a velocidade de melhor ângulo de planeio(89 mph de velocidade indicada) e procurar local ideal para o pouso, encontrando local para pouso reduza para 70 mph para pouso curto normalmente full flape. Na certeza de pouso posicionar a seletora em OFF desligar magnetos e primer travado. Desligar o MASTER e reduzir a potência para a mínima. manete de mistura CORTADA e destravar a porta. Verificar cintos e suspensórios ajustados.

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